in

Pressão do estresse: 9 alimentos para consumir quando estiver assim




Anúncios:

O estresse é uma resposta do organismo diante de diferentes situações de pressão onde aumentam os níveis de adrenalina, um hormônio que desencadeia uma série de respostas nervosas que nos preparam para a fuga ou para a luta. Veja 9 limentos para quando estiver sob a pressão do estresse.

Ainda que nem em todos os casos se desenvolva uma resposta física rápida, o organismo continua reagindo até apresentar ansiedade, aceleração do ritmo cardíaco e tensão nos músculos.

Na maior parte das vezes isso ocorre devido a situações problemáticas, condições de trabalho muito sobrecarregadas e explosões contínuas ou barulhos muito incômodos.

Além disso, pode ser resultado da prática de maus hábitos, deficiência nutricional e acumulação excessiva de toxinas.

Por sorte, está comprovado que os nutrientes de alguns alimentos reagem a favor da saúde mental e contribuem para diminuir os sintomas associados a este transtorno.

Apesar de seu consumo não ser o único hábito para aliviar esse estado, ainda assim é um excelente complemento para melhorar o humor e a sensação de bem-estar.

Você se interessou em conhecê-los? Então confira a seguir!

1. Leite para combater a pressão do estresse

Os fosfolipídios que o leite contém atuam de forma positiva sobre o humor, a função cognitiva e a resposta ao estresse.

Seu consumo diário em quantidades moderadas pode melhorar a resposta psicológica e endócrina frente ao estresse e à capacidade de retenção na memória.

2. Mirtilo
Esta fruta deliciosa se destaca por seu alto teor de antioxidantes, incluindo uma fonte significativa de vitaminas C e E.

Seu suco natural reduz a produção de cortisol, um tipo de hormônio cujos níveis altos pioram o estresse.

Também contém potássio, magnésio e manganês, três minerais essenciais que aliviam a tensão física associada a este transtorno.

Seu consumo regular apoia o tratamento da depressão, da insônia e da ansiedade.

2. Chocolate amargo

consumo diário de uma porção e meia de chocolate amargo reduz os níveis de adrenalina e cortisol, enquanto aumenta a serotonina.

Sempre e quando ele for composto por mais de 60% de cacau, este delicioso alimento combate o estresse oxidativo, a depressão, a fadiga e outros sintomas relacionados aos desequilíbrios emocionais.

4. Vinho tinto
Uma taça de vinho tinto por dia pode manter o organismo saudável em muitos aspectos.


Anúncios

Além de proteger a saúde cardiovascular graças aos seus antioxidantes, seu consumo ativa a circulação sanguínea, controla os desequilíbrios no sistema nervoso, e provoca uma sensação de alívio diante dos episódios fortes de ansiedade.

5. Salmão

O salmão e outros peixes ricos em ácidos graxos ômega 3 diminuem a inflamação e aumentam a produção de neurotransmissores como a serotonina.

Ele tem poderosos antioxidantes e minerais essenciais que freiam a produção de cortisol e adrenalina para melhorar a resposta do organismo diante de situações de pressão e estresse.

6. Abacate
O abacate é uma fruta muito saudável que, além de ácidos graxos, oferece vitamina E e minerais que protegem as células cerebrais e o sistema nervoso.

Uma porção deste alimento por dia pode controlar a pressão arterial, os níveis altos de cortisol e a ansiedade.

7. Amêndoas

As amêndoas e outras oleaginosas contêm vitamina E, vitaminas do complexo B, óleos saudáveis e minerais essenciais que melhoram o humor e aumentam os níveis de energia.

Seu significativo teor de fibras ajuda a controlar a ansiedade e diminui as dificuldades digestivas que ocorrem junto com o estresse.

8. Aveia
Consumir aveia na hora do café da manhã contribui para ter um dia de trabalho mais calmo e cheio de energia.

Os carboidratos complexos melhoram o humor, já que favorecem a produção de serotonina no cérebro.

Visto que este tipo de alimento é digerido mais lentamente, a liberação deste neurotransmissor ocorre de forma contínua e lenta.

9. Alimentos fermentados

Um dos segredos para melhorar a saúde mental está no intestino, visto que uma flora bacteriana pouco saudável exerce um impacto negativo na saúde cerebral.

As bactérias benéficas que os alimentos fermentados contêm têm um efeito direto sobre a química cerebral, transmitindo sinais reguladores do humor e do comportamento.

Por exemplo, descobriu-se que o probiótico Lactobacillus rhamnosus reduz o hormônio cortisol que aumenta devido ao estresse.

Dentre este grupo de alimentos vale destacar:

O iogurte natural
O kéfir
O brócolis fermentado
Pepinos curtidos
Sopa de missô
Ao adicionar estes alimentos em seu plano de alimentação, você poderá reduzir a tendência ao estresse e regulará o humor.

Não deixe de experimentá-los!


Anúncios

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Elimine manchas, cicatrizes, acne e rugas com a incrível microdermoabrasão caseira!

Máscara de mel deixará sua pele melhor que a de jovens de 20 anos