in

Comer gelatina previne osteoporose, é “detox” e deixa a pele mais firme




Anúncios:

Quando se fala em sobremesas, quase sempre é daqueles doces cheios de leite condensado ou creme de leite, açúcar e chocolate. Isso porque se esquece da gelatina, deixando-a apenas para servir em festinhas de crianças ou quando não tem nada mais gostoso em casa.

Mas, fazendo isso, você deixa de aproveitar suas vantagens para a sua saúde. A gelatina é servida até mesmo para os pacientes nos hospitais, não apenas por ser de fácil digestão.

Benefícios da gelatina para a saúde
A gelatina possui elementos importantes para o corpo e traz grandes benefícios para a saúde. É uma sobremesa que quase não tem calorias e pode ser consumida todas os dias!

1. Melhora a digestão
Ela faz com que os todos os sucos do estômago sejam reduzidos, facilitando a digestão dos alimentos.

O líquido contido na comida só é absorvido no intestino grosso e, com menos água nos órgãos em que o bolo alimentar passou antes, a digestão é mais rápida.

Com menos suco gástrico, a mucosa do estômago se recompõe mais depressa, deixando-o mais protegido.

2. Desintoxica
Existe um tipo de aminoácido na gelatina que é a glicina, responsável por manter a capacidade do fígado de filtrar as toxinas do corpo.

Quanto mais glicina no organismo, melhor a capacidade do órgão em trabalhar na retirada de elementos que podem ser prejudiciais ao organismo.
Também colabora na regularização da função hepática, quando há algum problema.

3. Reduz os efeitos do envelhecimento
Ajuda a equilibrar o excesso dos hormônios triptofano e cisteína, que estão ligados ao envelhecimento das células.

Os compostos da gelatina ajudam ainda no fortalecimento de ossos e articulações, contribuindo para a prevenção de doenças como a artrite.

4. Melhora as condições do intestino
Além do estômago, a gelatina também protege a parede do intestino. Deste modo, ele passa a absorver melhor os nutrientes da comida. Além disso, ajuda na formação e eliminação do bolo fecal, fazendo com que a quantidade de bactérias nocivas seja reduzida.

5. Fonte de proteínas
É um alimento que pode ser uma rica fonte de proteínas. É menos agressiva ao organismo que muitos tipos de carne, pois está em um estado “entre” o sólido e o líquido, o que facilita sua absorção pelo sangue.


Anúncios

Mas atenção: somente as gelatinas feitas de porco ou boi contêm as proteínas que nosso corpo necessita. Aquelas feitas com algas não são as mais indicadas, quando o objetivo são as proteínas.

6. Pele mais firme
A alta concentração de colágeno presente na gelatina é excelente para deixar sua pele mais firme e radiante. Para isso, basta um potinho de gelatina por dia, podendo ser incrementada com frutas e sementes.

7. Emagrecer
Se você optar por fazer gelatina sem açúcar, ela pode ser ótima no seu processo de emagrecimento, pois este tipo de proteína leva mais tempo para ser processada e ajuda a liberar um hormônio, que está diretamente relacionado com a sensação de saciedade.

8. Articulações saudáveis
A gelatina ajuda a fortalecer as articulações, deixando ligamentos e tendões mais fortes. Isso evita uma série de desgastes, principalmente para quem está acima do peso ou para quem faz atividades físicas de impacto a essas regiões (joelhos, por exemplo).

9. Massa magra
Para quem está tentando eliminar gordura e substituir por massa magra, a gelatina sem açúcar pode ser uma boa ideia. Por ter uma boa quantidade de proteínas, ela ajuda a recompor as fibras musculares, aumentando o ganho de massa magra.

10. Previne a osteoporose
Sabia que seus ossos, além dos minerais já conhecidos como o cálcio, fósforo e magnésio, também precisam de colágeno? O consumo regular de gelatina ajuda a manter o corpo mais saudál. Evita a perda óssea e consequente surgimento da osteoporose.

Importante: as dicas do site não substituem uma consulta ao médico!

Contraindicações e cuidados a ter
Gelatina boa mesmo não é aquela que se compra em mercado, cheia de açúcar, adoçantes perigosos, corantes, aromatizantes e muitos outros químicos. Se você quer adicionar qualidade à sua alimentação, faça a sua em casa, com aquele pacotinho de gelatina sem sabor ou as folhas de gelatina (transparente).

É importante sempre ter atenção à quantidade consumida, pois 8 gramas diários de colágeno são mais do que suficientes para as funções do corpo.


Anúncios

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conheça a planta “vaporub”: maravilhosa para tratar sinusite, asma, diabetes e fortalecer o coração!

Receita de Mexidinho de abobrinha com calabresa fininha e ovos