in

Comer banana verde reduz o colesterol e alivia sintomas da depressão




Anúncios:

Nem todas as frutas podem ser consumidas enquanto ainda estão verdes, mas não é o caso da banana. É possível comer banana verde crua ou cozida, em diversas receitas, obtendo seus benefícios que você vai conhecer a seguir.

5 benefícios da banana verde

É benéfica para o organismo porque ela é composta de amido resistente, não digerido no estômago e indo direto para o intestino.

1. Alívio da prisão de ventre

Pode parecer que frutas verdes fazem o intestino ficar preso, mas no caso da banana verde, o amido resistente que vai direto para o intestino provoca o efeito oposto. Suas fibras ajudam a aumentar o bolo fecal e a eliminar o acúmulo de fezes, acabando com os gases, o inchaço e o mal estar. Claro, apenas a banana não consegue fazer o trabalho sozinha, então é importante manter uma alimentação saudável e praticar atividades físicas.

2. Redução do colesterol ruim

O colesterol alto é um problema muito comum, embora seja bastante prejudicial ao sistema cardiovascular e acaba afetando a saúde de modo geral. Mas incluindo a banana verde em uma rotina alimentar saudável, com baixa quantidade de gorduras não saudáveis, é possível obter seus benefícios na redução do colesterol ruim e também na eliminação das gorduras acumuladas com mais facilidade.

3. Controle do açúcar no sangue

Para evitar os picos de açúcar no sangue é muito importante alimentar-se com qualidade, assim como recomendado nas dicas anteriores. Além de controlar o açúcar reduzindo a ingestão de alimentos processados e industrializados que são ricos nesse ingrediente, é uma aliada no sentido de que suas fibras impedem que todo o açúcar ingerido vá direto para o sangue, causando o acúmulo prejudicial.

4. Alivia sintomas de depressão e ansiedade

A depressão e a ansiedade são doenças que necessitam de tratamento com acompanhamento médico para que seja curadas. Mas no dia a dia, alimentar-se com qualidade ajuda muito a reduzir os sintomas. Ao incluir a banana na alimentação, irá obter os efeitos da vitamina B6, que é essencial para o funcionamento do cérebro, além do triptofano que atua na produção da serotonina, neurotransmissor que causa a sensação de bem-estar.

5. Contribui com o emagrecimento

Observando todos os benefícios anteriores que esse alimento oferece à saúde, fica claro que ela ajuda a emagrecer quando já está seguindo um plano alimentar de emagrecimento. Reduzindo o açúcar, controlando o colesterol, acabando com a prisão de ventre e sentindo-se melhor dia a dia fica bem mais fácil eliminar os quilos extras.


Anúncios

Como consumir

Você pode usar a banana verde para as mesmas finalidades que a banana madura. Porém, para comê-la pura e crua, precisa apreciar o sabor sem aquele adocicado tradicional e também a textura mais firme.

Você pode fazer a banana cozida, inclusive com a casca que é muito nutritiva, para o preparo de purê, smoothies e variadas sobremesas. Também pode transformá-la em farinha ou biomassa, como vai ver nos tópicos a seguir.

Como fazer farinha de banana verde

A farinha de banana verde é uma ótima escolha para substituir as farinhas com glúten nas receitas de pães, bolos e biscoitos. Ela oferece todos os benefícios já mencionados e é interessante consumi-la de forma regular para que esses benefícios sejam percebidos, junto de uma alimentação saudável.

Para preparar essa farinha, basta separar uma média de 6 bananas ainda verdes. Essa é uma quantidade que depois você adapta conforme a sua necessidade. Lave bem as bananas, se quiser pode deixar a casca ou remover. Corte-as em rodelas não muito finas nem muito grossas e disponha-as lado a lado em uma forma.

Leve as rodelas de banana ao forno em temperatura bem baixa, pois o objetivo é desidratá-las para que fiquem sequinhas. Quando perceber que chegou a esse ponto, retire-as do forno e espere que esfriem. Depois é só bater no liquidificador e armazenar em potes limpos, secos e com tampa por até 20 dias fora da geladeira.

Receita de biomassa de banana verde

A biomassa de banana verde é mais um dos produtos derivados da banana quando ainda não está madura e que oferece alto valor nutricional, além de muita versatilidade. Essa biomassa é como um creme espesso que você pode usar para engrossas receitas de molhos salgados, fazer bolos, pães, sobremesas, sorvete e o que mais a sua imaginação permitir. Ela fica sem sabor, então não vai atrapalhar suas receitas.

Para fazer, vai precisar do mesmo ingrediente que a farinha, ou seja, apenas banana ainda verde. Mas dessa vez você irá lavar bem as bananas com casca, colocá-las inteiras na panela de pressão e cobrir com um pouco de água. Depois que pegar pressão, deixe cozinhando mais uns 10 minutinhos.

Passado esse tempo, tire a pressão da panela, escorra as bananas e espere que esfriem um pouco para não se queimar. Quando estiverem mornas você pode escolher descascar ou manter a casca para fazer uma biomassa integral. Basta bater tudo no processador até que vire uma massa bem cremosa e consistente. Separe em porções e congele para usar no dia a dia.


Anúncios


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acabe Com a Enxaqueca e Labirintite Com Este Remédio de Casca de Laranja

5 sucos curativos para aliviar a dor da artrite reumatoide