in

Aprenda a usar vinagre de maçã com mel para controlar os níveis de colesterol




Anúncios:

Existem inúmeras receitas de remedinhos caseiros disponíveis na internet que prometem soluções rápidas para todos os tipos de problema. A mistura do vinagre de maçã com mel é um exemplo. Mas será que essa combinação supostamente milagrosa apresenta mesmo algum benefício à saúde?

Benefícios do vinagre de maçã com mel

Primeiramente é importante que você entenda que nenhum produto, por mais natural que seja, causa milagres em seu corpo ou em seu organismo. Sabe-se que o vinagre de maçã, por exemplo, é capaz de melhorar o hálito, de diminuir problemas gastrointestinais e mesmo de auxiliar no emagrecimento.

Mas esses e outros benefícios só vêm quando você tem uma vida saudável, com alimentação equilibrada. Ou seja, muitas vezes não é o produto em si que impacta ou muda alguma coisa em você, mas sim o todo. Por isso os benefícios do vinagre de maçã com mel listados abaixo devem ser vistos com cuidado.

1. Alivia dores de garganta

Tanto o mel quanto o vinagre de maçã combatem inflamações e infecções na garganta. Não é à toa, por exemplo, que o mel é um dos componentes essenciais dos chás ingeridos para prevenir e curar esse problema.

2. Ameniza tosses
Novamente, a combinação vinagre de maçã com mel surge com suas propriedades anti-inflamatórias e antibióticas. Se você tem tosse com catarro ou tosse seca, misturar esses ingredientes e fazer um gargarejo pode ser eficaz.

Se optar por engolir a mistura, faça por sua conta e risco, visto que pode haver efeitos colaterais.

3. Reduz a acidez do estômago
Nesse ponto, o vinagre de maçã é o real agente, sendo o mel um mero coadjuvante. Isso porque o vinagre é conhecido por alcalinizar o estômago, apesar de muitas pessoas julgarem que ela seja um ácido.

A combinação vinagre de maçã e mel ainda regula a digestão e os movimentos intestinais, eliminando prisão de ventre ou flatulência em excesso.


Anúncios

4. Controla os níveis de colesterol
Os níveis de colesterol no sangue, tanto o LDL quanto o HDL, devem estar em equilíbrio. O vinagre de maçã com mel pode auxiliar nisso. De quebra, ainda evita que a pressão suba, causando a hipertensão.

5. É antioxidante
A mistura dos dois ingredientes é ainda um antioxidante poderosíssimo! Isso significa um combate efetivo aos radicais livres, que podem acelerar o envelhecimento e mesmo estimular o surgimento de câncer.

Como tomar vinagre de maçã com mel?

Primeiramente não se recomenda a ingestão dessa combinação, visto que não há quaisquer comprovações científicas de que sua ingestão pura traga benefícios à saúde. Misturar os dois ingredientes à salada, por exemplo, ou a outros alimentos é a melhor forma de consumi-los e de obter seus benefícios.

Ainda assim, você verá alguns sites recomendarem a ingestão pura pela manhã, em jejum, da mesma forma que ocorre com a água morna com limão. O motivo é o mesmo: a combinação atuaria como detox, fornecendo também energia para o dia que se inicia.

Tenha consciência, no entanto, de que isso pode ser bastante prejudicial à sua saúde. Há relatos de pessoas que sentiram o estômago mais ácido do que o normal após a ingestão da bebida. Outros relatam que desenvolveram cáries.

Outro possível problema, principalmente se o consumo for excessivo, é a diminuição de potássio e da densidade óssea. No primeiro caso, você pode sofrer uma parada cardíaca ou sofrer com baixa perigosa da pressão sanguínea.

Já a baixa densidade óssea pode propiciar desenvolvimento de problemas como osteoporose, entre outras complicações nos ossos.

Por esse motivo, se você optar pelo consumo puro de vinagre de maçã com mel, faça isso com cuidado e com moderação. E sempre prefira a versão orgânica!


Anúncios

2 Comentários

Deixe sua Opinião

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Como usar sementes de mamão para desintoxicar fígado, rins e curar o aparelho digestivo!

Truque com vinagre para fortalecer e fazer as unhas crescerem