in

10 sinais de deficiência de vitamina B12 que não pode ignorar




Anúncios:

A falta de vitamina B12 (ou cobalamina) pode provocar sérios problemas ao organismo, uma vez que esta substância é essencial para formação de célulars vermelhas no sangue, além da produção de DNA. Também é responsável pelo funcionamento dos tecidos nervosos, garantindo a saúde do corpo. .

Quais são os sintomas da falta de vitamina B12
Vale lembrar que a falta de vitamina B12 é mais comum do que você imagina, pois o corpo humano não produz essa substância. Por isso é necessário obtê-la por meio de uma alimentação equilibrada. Aprenda a reconhecer quais são os sintomas dessa deficiência e o que podem causar a sua saúde:

1. Problemas intestinais
Problemas intestinais como diarreia, constipação ou gases são alguns dos sintomas de falta de vitamina B12. Quando ignorada (persiste por muito tempo), pode causar complicações como problemas estomacais crônicos e perda de apetite.

2. Palpitações e taquicardia

A falta de vitamina B12 pode causar problemas cardíacos, uma vez que esta é responsável por reduzir os níveis de homocisteína (causadora desse problema).

3. Respiração dificultada
Trata-se de um fator fisiológico que pode “denunciar” a falta de vitamina B12 no organismo, uma vez que o fluxo de oxigênio enviado para os tecidos diminui. Consequência esta, da produção deficiente de hemoglobina (responsável por transportar o oxigênio no sangue).

4. Inchaço e inflamação na língua
A falta de vitamina B12 no organismo também pode ser causada por fatores, tais como ingestão em excesso de bebidas alcoólicas ou até mesmo doenças relacionadas ao sistema digestivo. E, uma das formas de se manifestar é por meio da boca, com o inchaço da língua e a cor vermelha muito forte. Em resumo, a saúde oral fica comprometida, pois não há a síntese do DNA, que por sua vez, é deteriorada.

5. Mau humor

A deficiência de vitamina B12 também interfere diretamente na produção do “hormônio da felicidade”, a serotonina. Daí a importância de acompanhar com o médico, quando os sintomas forem reconhecidos. Com o passar do tempo, esse defict pode causar depressão.

6. Pele ressecada
Manchas, lesões e até mesmo o ressecamento dos cantos da boca podem ser apontados como falta de vitamina B12 no organismo. Estes são os sintomas superficiais mais evidentes de serem notados.


Anúncios

7. Distúrbios sensoriais
A falta de vitamina B12 pode causar dosturbios sensoriais ligados ao senso de posição articular. Em outras palavras, principalmente no caso dos idosos, problemas motores (para andar), assim como a habilidade cognitica. Este problema está diretamente ligado ao comprometimento neurológico.

8. Formigamento

Tanto nas mãos quanto nos pés é sinal de falta de vitamina B12 e, como dito anteriormente, deterioração das células nervosas. A ausência dessa vitamina pode resultar na degeneração da medula espinha, tecido cerebral, nervos ópticos e periféricos. Tudo isso porque a velocidade dos impulsos dos neurônios será reduzida.

9. Comprometimento da visão
Pode acontecer, devido a falta de vitamina B12, o comprometimento da visão (relação com o sistema nervoso). Muitas das vezes esse problema pode estar relacionado à desnutrição e anemia. Muito comum em pessoas que não comem alimentos de origem animal ou não realizam a devida suplementação.

10. Icterícia (pele amarelada)
Tanto na pele, quanto nos olhos, esse amarelado pode ser notado como um dos sintomas de falta de vitamina B12. Como os glóbulos vermelhos não circulam pelo sangue como era suposto, a pele pode ficar pálida e até mesmo com aspecto amarelado.

Causas
Existem outras possíveis causas que vão além do fato da “má alimentação” ou suplementação. Normalmente adeptos vegetarianos ou veganos podem sofrer essa deficiência e precisam ser acompanhados por médicos para a devida suplementação. Caso contrário, começarão a sentir os sintomas da falta de vitamina B12 no organismo.

Pessoas com problemas no sistema digestivo tem mais probabilidade de sofrer défict de vitamina B12, uma vez que há o comprometimento do ácido estomacal responsável pela absorção da vitamina. Disturbios no sistema imunológico, alcoolismo e portadores de doenças que afetam o intestino delgado também podem sofrer do mesmo problema.

Como repor a vitamina B12

Além de consultar o médico, você pode repor a falta de vitamina B12 do seu organismo com a ingestão de determinados alimentos (ou suplementos vitamínicos). Conheça alguns dos principais alimentos:

Cogumelos;
Levedura de cerveja;
Leite;
Ovos;
Iogurtes;
Molusculos e ostra;
Carne: vermelha, aves e de peixe (salmão, atum e truta, por exemplo).
Se você achou útil a leitura desse artigo, compartilhe em suas redes sociais!


Anúncios

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Caminhar estimula funções do cérebro e ajuda a ter boa memória

Bolo prestígio